A teoria da Integração Conceitual, ou Teoria de Blending, foi desenvolvida por Fauconnier e Turner (2002), buscando explicar como o significado se constrói no momento da comunicação, pois é através da interface entre essas áreas que se pretende dar conta de aspectos como o processamento inferencial da informação. Assim, o conjunto de relações parece ser independente: “a interdisciplinaridade e a intradisciplinaridade são construídas de forma cientificamente interativa.” (Campos, 2007: 327).
Nessa integração, não ocorrem apenas conexões nas trocas de informação e não há, apenas, certa reciprocidade teórica; de fato, num nível mais profundo, pois conforme afirma CAMPOS (2007, p. 348):
1. METODOLOGIA
1.1 Metodologias Ativas
Algumas das metodologias ativas serão desenvolvidas nos cursos de pós-Graduação ITECNE, a saber:
.Aprendizagem baseada em Projetos
A metodologia baseada em Projeto é uma abordagem pedagógica de caráter ativo, focada nas atividades de projeto e no desenvolvimento de competências e habilidades, buscando uma aprendizagem colaborativa, participativa e a interdisciplinaridade. Os temas pesquisados resultarão em artigos acadêmicos e não acadêmicos e posteriormente publicados em revistas acadêmicas e digitais.
.Aprendizagem baseada em Problemas
A metodologia baseada em Problema (Problem-Based Learning – PBL), centra o aprendizado no aluno. Os docentes expõem um caso para estudo. Em seguida, os estudantes, organizados em grupos de trabalho e com o apoio dos docentes, identificam o problema, investigam, debatem, interpretam e produzem possíveis justificações e soluções ou resoluções, ou recomendações. No final, haverá sempre uma discussão/reflexão relativa às conclusões da investigação, culminando o processo numa apresentação oral e/ou escrita.
.Estudo de caso
A metodologia de ensino Estudo de Caso tem origem no método de Aprendizagem baseada em Problemas. O Estudo de Caso oferece aos estudantes a oportunidade de direcionar sua própria aprendizagem, enquanto exploram seus conhecimentos em situações relativamente complexas. São relatos de situações do mundo real, apresentadas aos estudantes com a finalidade de serem debatidos os resultados em seminários,
.Aprendizagem entre pares ou times
A aprendizagem entre pares e times (Team Based Learning –TBL), trata da formação de equipes para a realização das atividades propostas.
.Sala de aula invertida
Partindo da utilização dos meios tecnológicos, a “sala de aula invertida” (Flipped Classroom) é uma metodologia ativa que tem por objetivo substituir a maioria das aulas expositivas por conteúdos em forma de vídeos e outros conteúdos virtuais. O aluno tem acesso aos conteúdos que serão expostos pelos professores, fazendo com que o aluno tenha com um conhecimento prévio. O material prévio será indicado pelo professores, podendo ser textos de revistas especializadas, artigos científicos, vídeos, teleaulas, capítulos de livros, etc.
1.2 A metodologia BLENDED LEARNING
A metodologia blended learning ou b-learning, termo derivado e-learning, e que numa tradução literal significa “aprendizado hibrido”, busca combinar práticas pedagógicas do ensino presencial e do ensino a distância, tendo como objetivo unir diferentes práticas para se atingir um melhor desempenho dos alunos.
O Blended Learning une práticas pedagógicas que utilizam mais de um método de aprendizagem ou de formação, dentro ou fora da sala de aula, como: palestra, workshop, mesa redonda, debate, leitura, estudo de caso, aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida, aprendizagem por pares, aulas on-line, e de outras práticas pedagógicas que visam sobretudo, a pesquisa como ferramenta eficaz de aprendizagem, pois como afirma MORAN (2005, p. 74):
Neste sentido, a metodologia blended learning, utiliza-se de ferramentas síncronas, onde todos os participantes estão atuando ao mesmo tempo, por ex, em webinar, sala de aula, videoconferência, chats e fóruns e ferramentas assíncronas, onde cada aluno acessa os módulos de aprendizagem em seu próprio tempo e velocidade.
1.3 Benefícios do BLENDED LEARNING:
1.4 Teoria do Cone de Aprendizagem
A Teoria do Cone de Aprendizagem, desenvolvido por Edgar Dale ou a Teoria da Pirâmide, atribuída a W. Glasser, diz que após duas semanas tendemos a nos lembrar:
10% do que lemos
20% do que ouvimos
30% do que vemos
50% do que assistimos com o uso de tecnologias audiovisuais
70% do que debatemos
75% do que praticamos
90% do que ensinamos aos outros
Nessa perspectiva a ideia geral é de que a experiência é muito eficaz para a aprendizagem e o que se aprende através de pesquisa e de elaboração própria atinge a excelência da aprendizagem. No início do século XX, aprendizagem através da prática educativa já era valorizada por DEWEY (2208, p. 91) ao afirmar …”eu acredito finalmente, que a educação deva ser concebida como uma reconstrução contínua da experiência”
1.5 A metodologia ITECNE
Com base no que foi exposto, a formação do pensamento e da linguagem, da capacidade de simbolizar, da intencionalidade comunicativa, da teoria da integração conceitual ou Teoria de Blending, da diferenciação entre informação de conhecimento, da pesquisa como ato reconstrutivo e elaboração própria, das metodologias ativas de aprendizagem, da Teoria de Blended Learning e da teoria do cone de aprendizagem, a Faculdade ITECNE, reúne todos esses pressupostos em uma metodologia própria, assim descrita:
% | Atividades de acordo com E. Dale e W. Glasser | Atividades propostas pela metodologia Itecne |
10% | do que lemos | Estudo do Material de apoio |
20% | do que ouvimos | Participação em palestras e workshops |
30% | do que vemos | Assistir as vídeo aulas |
50% | do que assistimos com o uso de tecnologias audiovisuais | Assistir as vídeo aulas |
70% | do que debatemos | Participar dos Grupos de Estudos e Pesquisa |
75% | do que praticamos | Participar dos Grupos de Estudos e Pesquisa |
90% | do que ensinamos aos outros | Participação dos Seminários de socialização |
1.6. Estrutura dos cursos
Os cursos de Pós-Graduação ITECNE na modalidade Blending, estão organizados em 4 Eixos Temáticos. Sendo os 4 (quatro) Eixos com 3 (três) encontros presenciais, portanto um total de 12 encontros presenciais, conforme segue:
EIXO I
Primeiro encontro presencial, (palestra e/ou woskshop) no início de cada Eixo
Aos sábados, no turno matutino:
OU
Durante a semana, no turno noturno:
Sendo este primeiro EIXO um total de 13 horas aula presenciais para as turmas aos sábados e para as turmas durante a semana no turno noturno de 12 horas aula presenciais.
Segundo encontro presencial para o desenvolvimento dos Projetos de Prática Orientada, a serem agendados nos horários acima previstos. (4 quatro horas Presenciais);
Terceiro encontro presencial de Seminário de Integração dos Projetos de Prática Orientada, por ocasião da apresentação dos resultados da Pesquisa. (4 quatro horas Presenciais), conforme horários e turnos já pré-estabelecidos do primeiro encontro.
.EIXO II e EIXO III
Acontecerão sob a mesma metodologia, sendo cada EIXO (II e III) com três encontros de 4 horas cada, totalizando 12 horas aula em seus devidos horários e turnos.
.EIXO IV
Dos três encontros, os dois primeiros serão com carga horária presencial de (4 quatro horas aula) e o último encontro será de (5 cinco horas aula). Isto para aulas das turmas aos sábados no período matutino.
Para o turno noturno haverá três encontros com carga horária presencial de (4 quatro horas aula) mais um quarto encontro de (2 horas aula).
Portanto, os cursos terão 50 horas presenciais
1.7 Organização de cada EIXO
Módulos | Atividades | CH |
O professor palestrante indica, conforme metodologia de sala de aula-invertida, textos de leitura prévia. | 05 horas | |
1) Palestras e Workshops |
Através de palestra e Workshop serão apresentados e discutidos cada um dos temas referentes à proposta do curso, por professores especialistas com vasto conhecimento teórico e experiência na área. | 04 horas |
Organização dos Grupos de Estudos e Pesquisas – Os professores palestrantes direcionam os temas para as pesquisas. | 01 hora | |
2) Grupos de Estudo e Pesquisa |
Os alunos divididos em equipes de trabalho, realizam atividades de estudo e pesquisa obre os temas propostos.
Esta carga horária será estabelecida para as reuniões de trabalho. As horas destinadas ao desenvolvimento dos projetos, será definida pela própria equipe de acordo com a necessidade e em cronograma apresentado ao Mediador de Projetos. Cada equipe deverá se reunir no mínimo 3 (três) vezes durante o período estipulado para a elaboração do relatório de pesquisa. São encontros registrados em ata, em modelo disponibilizado pela faculdade. Durante toda a execução da pesquisa, os alunos terão a assessoria de um Mediador de Projetos presencial. |
36 horas |
3) Seminário de Integração |
Apresentação dos projetos de pesquisa, em data estabelecida em calendário. Os projetos poderão ser apresentados na forma de exposição oral, exposição em painel, stands, etc. Independente da forma de apresentação no seminário, a equipe de trabalho deverá enviar o Relatório de Pesquisa para a Coordenação do curso, em data estabelecida em calendário, para Avaliação. | 08 horas |
4) Estudo individual do Material de Apoio | Além do workshop, os alunos contarão com um material de apoio disponível em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Esse material é composto de:?videoaulas,? slides?- textos-base e/ou complementares e fórum de discussão.?O aluno poderá acessar o conteúdo de apoio sempre que precisar. | 36 horas |
Formato dos cursos:
Os cursos de Pós-Graduação ITECNE, estão assim estruturados:
Módulos | Atividades teórico-práticas | Metodologia Científica
Orientação e elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso |
I | 90 horas | |
II | 90 horas | |
III | 90 horas | |
IV | 90 horas | |
360 horas | 60 horas |
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Confira os cursos da Faculdade Itecne que possuem essa característica e metodologia blending!