Educação Infantil (441 h)

Investimento

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

10 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

15

mensalidades de

R$ 89,90

*Para pagamento até o vencimento.

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

8 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

9

mensalidades de

R$ 149,80

*Para pagamento até o vencimento.

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

6 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

7

mensalidades de

R$ 192,90

*Para pagamento até o vencimento.

POLOS

Este curso é ofertado nos seguintes polos:

Clique no link do polo para fazer a inscrição.
Faculdade Madalena Sofia (Curitiba-PR)

Sobre o Curso

A Pós-graduação em Educação Infantil da Faculdade Itecne propicia uma ampla e atualizada formação profissional, habilita no uso das modernas metodologias de ensino ligadas à primeira infância, com visão didática e no uso de práticas educacionais. Ao profissional que pretende atuar na Educação Infantil exige-se um vasto conhecimento sobre a criança, tanto em seu desenvolvimento físico, como psicológico e cognitivo. A qualificação do profissional da Educação Infantil é uma exigência moderna, tanto para o desenvolvimento de suas competências profissionais, teórico-metodológicas, bem como a compreensão de saberes e de vivências da criança.

Objetivos

  • Conhecer a criança em seu desenvolvimento considerando as suas necessidades e processo de aprendizagem;
  • Aprofundar conhecimentos sobre os conteúdos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil; 
  • Desenvolver princípios científicos e estratégias pedagógicas necessárias ao desempenho competente do magistério;

 

Público Alvo

Professores, diretores, pedagogos, graduados nas licenciaturas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas infantis, supervisores e profissionais com formação superior que atuam diretamente com a Educação Infantil e creches.

Conteúdos curriculares

MÓDULO I

APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS

  • Ambientes de aprendizagem presenciais e virtuais
  • Metodologia e mediação pedagógica em AVAs
  • Telepresença, presenças físicas e relacionais na aprendizagem
  • Presença digital virtual em tecnologias emergentes
  • Interação e interatividade
  • Colaboração e cooperação
  • Comunidades de aprendizagem
  • ECODIS (Espaços de Convivência Digital Virtual) na sociedade

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

  • Planejamento de ensino na Educação em tempo integral
  • Seleção de conteúdos e atividades
  • Organização das atividades
  • Metodologia diferenciada
  • Participação dos alunos nas decisões da organização de espaços e tempos
  • Relação escola-aluno-família-comunidade

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

  • A legislação Educacional no âmbito nacional
  • Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos
  • A reforma do Ensino Médio
  • Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  • Proposta pedagógica
  • Avaliação da Educação e da escola
  • Regimento Escolar
  • Plano Nacional de Educação – aspectos legais

METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO TRABALHO CIENTÍFICO

  • Ética e metodologia científica
  • Projeto de pesquisa
  • Fundamentação teórica
  • Estrutura básica e formatação de trabalhos científicos
  • Elementos de apoio ao texto: citações
  • Outros elementos de apoio ao texto
  • Conclusão, considerações finais e resumo
  • Referências
  • Modelos e estrutura de documentos científicos
  • Artigos científicos e publicações
  • Preparação para defesa e apresentação da pesquisa
  • Elaboração de currículo e memorial

 

MÓDULO II

FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

  • O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida
  • Alimentação da criança
  • A influência na relação materno-infantil sobre a alimentação
  • Anemia ferropriva
  • Controle do esfícnter
  • O sono e a criança
  • A importância da higiene

 

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

  • As diferentes linguagens da linguagem
  • As linguagens e as relações sociais
  • A história do homem é a história da linguagem
  • Os estudos científicos da linguagem
  • As perspectivas interacionistas de linguagem
  • A linguagem e o cérebro humano
  • Como aprendemos a falar
  • A produção do discurso pela criança
  • A linguagem oral e os seus desvios de manifestação
  • A apropriação de instrumentos culturais de representação
  • A apropriação da linguagem escrita
  • A linguagem escrita: letramento
  • O que é normal e patológico na linguagem escrita
  • Aspectos cognitivos da leitura e da escrita
  • Sucesso, fracasso e leitura escrita

 

LITERATURA INFANTIL

  • Leitura, literatura e aprendizagem
  • A concepção escolar da leitura
  • O professor-leitor
  • A formação do leitor
  • A construção do sentido do texto
  • Leitura e responsabilidade social
  • A contação de histórias
  • A tipologia textual
  • O jornal em sala de aula
  • História da Literatura Infantil
  • A Literatura Infantil no Brasil
  • Poesia e música
  • Tipologia dos textos literários: as narrativas da tradição
  • Contos de encantamento
  • Outras formas de narrativa
  • Projetos de leitura na escola
  • A biblioteca escolar

 

MOVIMENTO

  • O movimento e a criança
  • Desenvolvimento motor – compreendendo o movimento infantil
  • Psicomotricidade
  • As atividades motoras e o desenvolvimento das múltiplas inteligências
  • A dança na Educação Infantil
  • A expressão dramática na Educação Infantil
  • Recreação e Lazer
  • Educação e Criatividade
  • A avaliação na Educação Infantil
  • Anexo: diário do saber

Documentos para a matrícula

  • Cópia simples da cédula de identidade (RG);
  • Cópia simples do CPF;
  • 1(uma) foto 3×4 recente;
  • Cópia simples do comprovante de endereço;
  • Cópia simples do Histórico da Graduação;
  • Cópia autenticada do diploma da graduação

*Todos os cursos possuem TAXA DE ADESÃO. Os valores variam de acordo com a duração e curso escolhidos; e poderão sofrer alteração sem prévio aviso. Consulte as condições mínimas para estudo na internet e informações sobre o material dos cursos (videoaulas + livros em PDF).