Conteúdos curriculares
MÓDULO I
APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS
- Ambientes de aprendizagem presenciais e virtuais
- Metodologia e mediação pedagógica em AVAs
- Telepresença, presenças físicas e relacionais na aprendizagem
- Presença digital virtual em tecnologias emergentes
- Interação e interatividade
- Colaboração e cooperação
- Comunidades de aprendizagem
- ECODIS (Espaços de Convivência Digital Virtual) na sociedade
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
- Planejamento de ensino na Educação em tempo integral
- Seleção de conteúdos e atividades
- Organização das atividades
- Metodologia diferenciada
- Participação dos alunos nas decisões da organização de espaços e tempos
- Relação escola-aluno-família-comunidade
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
- A legislação Educacional no âmbito nacional
- Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos
- A reforma do Ensino Médio
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
- Proposta pedagógica
- Avaliação da Educação e da escola
- Regimento Escolar
- Plano Nacional de Educação – aspectos legais
METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
- Ética e metodologia científica
- Projeto de pesquisa
- Fundamentação teórica
- Estrutura básica e formatação de trabalhos científicos
- Elementos de apoio ao texto: citações
- Outros elementos de apoio ao texto
- Conclusão, considerações finais e resumo
- Referências
- Modelos e estrutura de documentos científicos
- Artigos científicos e publicações
- Preparação para defesa e apresentação da pesquisa
- Elaboração de currículo e memorial
MÓDULO II
LETRAMENTO NO BRASIL
- A sociedade de cultura escrita
- Letramento: novas realidades, novos conceitos
- Escrita e leitura na vida moderna
- Letramento e Alfabetismo
- Pedagogia do Letramento e da Alfabetização
- Leitura no espaço social
- Leitura, escrita e subjetividade
- Ler e escrever para estudar
- Informação e conhecimento
- Pedagogia da leitura e da escrita
PSICOGÊNESE DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA; SUBSÍDIOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
- Concepções de Linguagem
- Teorias de aquisição da Linguagem
- Linguagem, cultura e poder
- Aquisição da linguagem oral
- Problemas relativos à aquisição da Linguagem Oral
- Aquisição da linguagem escrita: autoria e reescrita
- Aquisição da linguagem escrita: as relações entre a oralidade e a escrita
- Problemas relativos à aquisição da linguagem escrita: aspectos formais
- Problemas relativos à aquisição da linguagem escrita: aspectos semânticos
- Gêneros de discurso
- Os gêneros de discurso no ensino
- Linguagem e fracasso escolar
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO
- O processo histórico do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita
- Alfabetização ou letramento?
- Textualidade, código e meios de produção da escrita
- As quatro práticas da alfabetização
- Leitura e interpretação
- Produção de textos
- Produção de texto escrito
- Análise linguística
- Prática da reescrita do texto
- Procedimentos pedagógicos para sistematização para o domínio do código
- Rescrita do texto com vistas à sistematização do código
LITERATURA: LEITURA E APRENDIZAGEM
- Literatura, leitura e aprendizagem
- A concepção escolar da leitura
- O professor-leitor
- A formação do leitor
- Leitura e compreensão
- Leitura e responsabilidade social
- A contação de histórias
- Ilustração do livro infantil
- Jornal na sala de aula
- História da literatura infantil
- A literatura infantil no Brasil
- Poesia e música
- Tipologia dos textos literários: as narrativas da tradição
- Contos de encantamento
- Outras formas de narrativa
- O trabalho com a poesia infantil
- A biblioteca escolar
- A avaliação dos projetos de formação de leitores