Educação do Campo (435 h)

Investimento

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

15 MESES*

e pague

R$ 89,90

na Taxa de Adesão +

15

mensalidades

MATRICULE-SE

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

8 MESES*

e pague

R$ 119,90

na Taxa de Adesão +

9

mensalidades

MATRICULE-SE

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

6 MESES*

e pague

R$ 159,90

na Taxa de Adesão +

7

mensalidades

MATRICULE-SE

Objetivos

O curso de Educação do Campo da Faculdade Itecne prioriza, na sua organização do curso, articular a teoria e a prática. A Educação do Campo é uma construção histórica e em função disso, procura analisar as tendências pedagógicas dentro do contexto da educação no Brasil e no mundo, tendo como referencial básico as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica do Campo.

Nas últimas décadas é crescente no Brasil a preocupação e o debate sobre a Educação do Campo em decorrência da necessidade de se fortalecer políticas públicas que atendam ao homem do campo que, como sujeitos históricos, sociais e em pleno exercício de sua cidadania, devem ser respeitados em suas lutas, conquistas, valorizando seus conhecimentos e  sua cultura.

A Educação do Campo tem uma história que marca a luta do campesinato por políticas que garantam seu pleno direito à educação de qualidade e mais especificamente, uma “educação do campo”, pois cada cidadão brasileiro tem o direito de ser educado em sua realidade social, dentro de  suas necessidades humanas e do ciclo da natureza.

Repensar a Educação do Campo a partir da reflexão, análise e debate na busca de alternativas para um processo de ensino e  aprendizagem que atenda as necessidades do campo é comprometer-se com o desenvolvimento da cidadania e com o resgate da dignidade dessa população.

Conteúdos curriculares

MÓDULO I

APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS

  • Ambientes de aprendizagem presenciais e virtuais
  • Metodologia e mediação pedagógica em AVAs
  • Telepresença, presenças físicas e relacionais na aprendizagem
  • Presença digital virtual em tecnologias emergentes
  • Interação e interatividade
  • Colaboração e cooperação
  • Comunidades de aprendizagem
  • ECODIS (Espaços de Convivência Digital Virtual) na sociedade

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

  • Planejamento de ensino na Educação em tempo integral
  • Seleção de conteúdos e atividades
  • Organização das atividades
  • Metodologia diferenciada
  • Participação dos alunos nas decisões da organização de espaços e tempos
  • Relação escola-aluno-família-comunidade

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

  • A legislação Educacional no âmbito nacional
  • Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos
  • A reforma do Ensino Médio
  • Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  • Proposta pedagógica
  • Avaliação da Educação e da escola
  • Regimento Escolar
  • Plano Nacional de Educação – aspectos legais

METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO TRABALHO CIENTÍFICO

  • Ética e metodologia científica
  • Projeto de pesquisa
  • Fundamentação teórica
  • Estrutura básica e formatação de trabalhos científicos
  • Elementos de apoio ao texto: citações
  • Outros elementos de apoio ao texto
  • Conclusão, considerações finais e resumo
  • Referências
  • Modelos e estrutura de documentos científicos
  • Artigos científicos e publicações
  • Preparação para defesa e apresentação da pesquisa
  • Elaboração de currículo e memorial

 

 MÓDULO II

 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

  • Refletindo sobre a luta dos povos do campo
  • Concepção de Educação do Campo: um projeto popular
  • Aproximações sobre os sistemas de produção no campo
  • Dilemas e perspectivas no campo com a modernização
  • Relações de trabalho no campo
  • Sistemas de produção e agricultura familiar
  • Políticas públicas da Educação do Campo
  • Perspectivas da Educação do Campo (PNE)

 

CURRÍCULO E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

  • Proposta Curricular – Educação do Campo em construção
  • Currículo da Educação do Campo
  • Materialidade do Currículo da Educação do Campo I
  • Possibilidades metodológicas
  • Educação do Campo e o trabalho com classes multisseriadas

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

  • Planejamento de ensino para a Educação do Campo
  • Orientações Educacionais
  • Seleção de Conteúdos
  • Metodologias para o trabalho na Educação do Campo
  • Participação dos alunos
  • Relação professor, aluno, família e comunidade

 

PROJETOS INTEGRADOS E PARTICIPATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

  • Integração dos projetos com a realidade local
  • A participação da comunidade nos projetos
  • Projetos interdisciplinares ou transdisciplinares
  • Temas transversais e projetos
  • Metodologia de projetos
  • A dinâmica dos projetos na comunidade rural

Documentos para a matrícula

  • Cópia simples da cédula de identidade (RG);
  • Cópia simples do CPF;
  • 1(uma) foto 3×4 recente;
  • Cópia simples do comprovante de endereço;
  • Cópia simples do Histórico da Graduação;
  • Cópia autenticada do diploma da graduação

*Todos os cursos possuem TAXA DE ADESÃO. Os valores variam de acordo com a duração e curso escolhidos; e poderão sofrer alteração sem prévio aviso. Consulte as condições mínimas para estudo na internet e informações sobre o material dos cursos (videoaulas + livros em PDF).