Educação Especial e Inclusiva (794 h)

Investimento

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

10 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

15

mensalidades de

R$ 89,90

*Para pagamento até o vencimento.

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

8 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

9

mensalidades de

R$ 149,80

*Para pagamento até o vencimento.

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

6 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

7

mensalidades de

R$ 192,90

*Para pagamento até o vencimento.

POLOS

Este curso é ofertado nos seguintes polos:

Clique no link do polo para fazer a inscrição.
Faculdade Madalena Sofia (Curitiba-PR)

Sobre o Curso

 O curso de Educação Especial Inclusiva da Faculdade Itecne foi concebido como resposta à atual necessidade de se qualificar profissionais para o atendimento especializado, tanto para o trabalho no ensino com portadores de necessidades especiais, como em todas as áreas em que exista a necessidade de ações inclusas.

O curso de Educação Especial inclusiva, de forma dinâmica e atualizada, procura desenvolver competências, habilidades, atitudes e conhecimentos teórico-práticos, necessários aos profissionais que atuam ou pretendem atuar com pessoas portadoras de  necessidades especiais.

Objetivos

  • Refletir sobre as metodologias e recursos educacionais aplicados às pessoas com necessidades especiais;
  • Oferecer subsídios para a atuação dos profissionais envolvidos com o Atendimento Educacional Especializado, em ambiente escolar e não escolar;
  • Refletir sobre as perspectivas na Educação Especial e Inclusão social no contexto  social

Público Alvo

Professores, diretores, pedagogos, graduados nas licenciaturas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas infantis, supervisores e profissionais com formação superior que atuam diretamente com a Educação Especial.

Conteúdos curriculares

MÓDULO I

APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS

  • Ambientes de aprendizagem presenciais e virtuais
  • Metodologia e mediação pedagógica em AVAs
  • Telepresença, presenças físicas e relacionais na aprendizagem
  • Presença digital virtual em tecnologias emergentes
  • Interação e interatividade
  • Colaboração e cooperação
  • Comunidades de aprendizagem
  • ECODIS (Espaços de Convivência Digital Virtual) na sociedade

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

  • Planejamento de ensino na Educação em tempo integral
  • Seleção de conteúdos e atividades
  • Organização das atividades
  • Metodologia diferenciada
  • Participação dos alunos nas decisões da organização de espaços e tempos
  • Relação escola-aluno-família-comunidade

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

  • A legislação Educacional no âmbito nacional
  • Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos
  • A reforma do Ensino Médio
  • Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  • Proposta pedagógica
  • Avaliação da Educação e da escola
  • Regimento Escolar
  • Plano Nacional de Educação – aspectos legais

METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO TRABALHO CIENTÍFICO

  • Ética e metodologia científica
  • Projeto de pesquisa
  • Fundamentação teórica
  • Estrutura básica e formatação de trabalhos científicos
  • Elementos de apoio ao texto: citações
  • Outros elementos de apoio ao texto
  • Conclusão, considerações finais e resumo
  • Referências
  • Modelos e estrutura de documentos científicos
  • Artigos científicos e publicações
  • Preparação para defesa e apresentação da pesquisa
  • Elaboração de currículo e memorial

 

MÓDULO II

DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

  • Olhar a diversidade, olhar o todo
  • Ação pedagógica diante da diversidade: formação competente
  • A inclusão através dos tempos
  • Diversidade na aprendizagem e diversidade na ensinagem?
  • A construção dos laços afetivos no ambiente escolar
  • Inteligências múltiplas
  • O filho com deficiência
  • Prevenção
  • Crises convulsivas
  • Transtornos Invasivos do Desenvolvimento
  • Transtornos de comportamento disruptivo
  • Deficiência intelectual e visual
  • Deficiência física e auditiva
  • Deficiência na sala de aula
  • Aspectos emocionais e o cotidiano escolar

 DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA

  • Deficiência intelectual: abordagens psicanalítica e a Epistemologia
  • Deficiência intelectual no contexto escolar
  • Prática pedagógica em deficiência intelectual
  • Deficiência física: classificação, causa e tipos de deficiência física
  • A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem
  • A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino
  • Distúrbios e alterações psicomotoras
  • Mediação na aprendizagem

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

  • Avaliação e Ética
  • Trajetória da Avaliação Educacional e da Aprendizagem
  • Políticas Públicas de Avaliação
  • Avaliação da Educação Básica e da Educação Superior
  • Avaliação como estratégia de gestão educacional
  • Interdependência entre avaliação, currículo e escola
  • Avaliação da aprendizagem – fundamentos teóricos e metodológicos
  • Avaliação da aprendizagem: metodologias, técnicas e instrumentos

TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES

  • O papel da escola, da família e da sociedade
  • A Educação Especial e os Transtornos Globais de Desenvolvimento
  • Autismo, Síndrome de Asperger e Sindrome de Rett
  • Transtornos Globais do Desenvolvimento – Condutas típicas
  • O aluno com Altas Habilidades
  • O aluno com superdotação
  • A formação continuada e o acompanhamento da escola, da família e da sociedade
  • O processo da inclusão para os alunos com TGD, Altas Habilidades ou Superdotação

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

  • Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil
  • Necessidades educacionais especiais e a formação docente
  • Inclusão escolar: legislação, teoria e prática
  • Altas Habilidades/Superdotação
  • Comportamento social inadequado
  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
  • Transtornos do desenvolvimento
  • Habilidades cognitivas
  • Adaptações curriculares para a Educação Inclusiva

METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

  • Formação docente e prática pedagógica inclusiva
  • Metodologia para alunos com deficiência visual
  • Metodologia para alunos com deficiência auditiva
  • Metodologia para alunos com deficiência intelectual
  • Metodologia para alunos com transtornos globais do desenvolvimento
  • Metodologia para alunos com altas habilidades
  • Metodologia para alunos com deficiência física
  • Tecnologias assistivas

TECNOLOGIA ASSISTIVA

  • Dimensões de acessibilidade
  • Tecnologia Assistiva e Inclusão
  • Tecnologia Assistiva Aplicada
  • Conhecendo a CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde e o Desenho Universal
  • Software Educativo
  • Sala de Recursos multifuncionais e acessibilidade

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

  • Dimensões de acessibilidade
  • Acessibilidade virtual
  • Conhecendo a comunicação alternativa
  • Recursos para a comunicação alternativa
  • Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade
  • O ensino em ambientes informatizados
  • A educação a distância como recurso facilitador no processo ensino aprendizagem de indivíduos com necessidades educativas especiais
  • A informática como instrumento de comunicação alternativa

Documentos para a matrícula

  • Cópia simples da cédula de identidade (RG);
  • Cópia simples do CPF;
  • 1(uma) foto 3×4 recente;
  • Cópia simples do comprovante de endereço;
  • Cópia simples do Histórico da Graduação;
  • Cópia autenticada do diploma da graduação

*Todos os cursos possuem TAXA DE ADESÃO. Os valores variam de acordo com a duração e curso escolhidos; e poderão sofrer alteração sem prévio aviso. Consulte as condições mínimas para estudo na internet e informações sobre o material dos cursos (videoaulas + livros em PDF).