Educação Lúdica (442 h)

Investimento

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

10 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

16

mensalidades de

R$ 89,90

*Para pagamento até o vencimento.

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

8 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

9

mensalidades de

R$ 149,80

*Para pagamento até o vencimento.

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

6 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

7

mensalidades de

R$ 192,90

*Para pagamento até o vencimento.

POLOS

Este curso é ofertado nos seguintes polos:

Clique no link do polo para fazer a inscrição.
Faculdade Madalena Sofia (Curitiba-PR)

Kaple Consultoria e Assessoria

Sobre o Curso

As modernas metodologias ativas apontam para ação lúdica em sala de aula como uma das formas relevantes de ensino e aprendizagem. Jogos, brincadeiras, ações lúdicas, além de alterarem a rotina da sala de aula, são práticas sociais de relacionamento, despertar da criatividade, fomento de aprendizagem de valores humanos e de novas formas privilegiadas de aprendizagem. Uma brinquedoteca vai muito mais além do gesto simples de brincar pois os jogos e brincadeiras ali presentes são formas estratégicas de aprendizagem. 

Objetivos

  • Socializar atividades lúdicas que podem ser utilizadas no espaço escolar como forma de encantamento e aprendizagem;
  • Capacitar os docentes para a construção, manutenção e uso das brinquedotecas;
  • Conhecer todas as formas lúdicas, como a música, dança, etc, para o desenvolvimento motoR, psicológico, social e cognitivo das crianças; 

Público Alvo

Professores, diretores, pedagogos, graduados nas licenciaturas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas infantis, supervisores e profissionais com formação superior que atuam diretamente com a Educação Infantil e Creches.

Conteúdos curriculares

MÓDULO I

APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS

  • Ambientes de aprendizagem presenciais e virtuais
  • Metodologia e mediação pedagógica em AVAs
  • Telepresença, presenças físicas e relacionais na aprendizagem
  • Presença digital virtual em tecnologias emergentes
  • Interação e interatividade
  • Colaboração e cooperação
  • Comunidades de aprendizagem
  • ECODIS (Espaços de Convivência Digital Virtual) na sociedade

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

  • Planejamento de ensino na Educação em tempo integral
  • Seleção de conteúdos e atividades
  • Organização das atividades
  • Metodologia diferenciada
  • Participação dos alunos nas decisões da organização de espaços e tempos
  • Relação escola-aluno-família-comunidade

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

  • A legislação Educacional no âmbito nacional
  • Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos
  • A reforma do Ensino Médio
  • Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  • Proposta pedagógica
  • Avaliação da Educação e da escola
  • Regimento Escolar
  • Plano Nacional de Educação – aspectos legais

METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO TRABALHO CIENTÍFICO

  • Ética e metodologia científica
  • Projeto de pesquisa
  • Fundamentação teórica
  • Estrutura básica e formatação de trabalhos científicos
  • Elementos de apoio ao texto: citações
  • Outros elementos de apoio ao texto
  • Conclusão, considerações finais e resumo
  • Referências
  • Modelos e estrutura de documentos científicos
  • Artigos científicos e publicações
  • Preparação para defesa e apresentação da pesquisa
  • Elaboração de currículo e memorial

 

MÓDULO II

LUDICIDADE E PSICOMOTRICIDADE

  • Psicomotricidade: uma categoria em discussão
  • O corpo hábil
  • O corpo consciente
  • Corpo significante
  • Psicomotricidade
  • Categorias de análise
  • O corpo consciente
  • Psicomotricidade: um estudo preliminar de suas categorias
  • O corpo e o movimento na Educação Infantil
  • As relações entre a inteligência e o desenvolvimento motor
  • A dança e a música na Educação Infantil
  • A expressão dramática na Educação Infantil
  • Criatividade e sua importância para a Educação

 

ARTES VISUAIS E MÚSICA

  • Saber ver: quais são as chaves?
  • A técnica na arte: os fazeres artísticos
  • Os gêneros: o que vemos e o que esconde na imagem?
  • Alfabetização visual e códigos da linguagem
  • Estilo: diferentes modos de ver e de representar
  • A arte de ouvir
  • O som
  • Muitos tipos de música
  • Improvisação e grafia musical: duas maneiras de trabalhar a composição musical
  • As coisas que fazem sons

 

MOVIMENTO

  • O corpo e o movimento na Educação Infantil
  • Fundamentos do desenvolvimento motor
  • Fatores físicos das atividades motoras infantis
  • Psicomotricidade
  • As relações entre a inteligência e o desenvolvimento motor
  • A dança e a música na Educação Infantil
  • A expressão dramática na Educação Infantil
  • Recreação e lazer
  • Criatividade e sua importância para a educação
  • A avaliação na educação Infantil

 

JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

  • Definição conceitual dos termos jogo, brinquedo e brincadeira
  • Jogo, brinquedo e brincadeira: diferentes tipos
  • Jogo e educação
  • O jogo e educação
  • O brincar e a criança de 0 a 12 anos
  • Os profissionais da Educação Básica e o jogo
  • O brinquedo
  • Classificação dos jogos e brincadeiras
  • O brincar na atualidade

Documentos para a matrícula

  • Cópia simples da cédula de identidade (RG);
  • Cópia simples do CPF;
  • 1(uma) foto 3×4 recente;
  • Cópia simples do comprovante de endereço;
  • Cópia simples do Histórico da Graduação;
  • Cópia autenticada do diploma da graduação

*Todos os cursos possuem TAXA DE ADESÃO. Os valores variam de acordo com a duração e curso escolhidos; e poderão sofrer alteração sem prévio aviso. Consulte as condições mínimas para estudo na internet e informações sobre o material dos cursos (videoaulas + livros em PDF).