Gestão Escolar: Orientação e Supervisão (461 h)

Investimento

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

10 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

15

mensalidades de

R$ 89,90

*Para pagamento até o vencimento.

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

8 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

9

mensalidades de

R$ 149,80

*Para pagamento até o vencimento.

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

6 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

7

mensalidades de

R$ 192,90

*Para pagamento até o vencimento.

POLOS

Este curso é ofertado nos seguintes polos:

Clique no link do polo para fazer a inscrição.
Faculdade Madalena Sofia (Curitiba-PR)

Sobre o Curso

 Na atualidade da educação brasileira a figura do gestor educacional tem adquirido destaque pois, além de ser responsável pela  mobilização dinâmica do componente humano, a sua competência se torna fundamental para se atingir a melhoria da qualidade de ensino. O cotidiano escolar traz uma série de dificuldades e seu gestor deve estar preparado para enfrentá-las e saber como superá-las. Para tanto, o gestor educacional moderno deve estar bem fundamentado teoricamente, tanto em relação à gestão de pessoas, aos componentes do comportamento humano, quanto à competência técnica do ambiente organizacional e estar atualizado quanto às políticas educacionais e públicas.

Objetivos

  • Subsidiar a formação de gestores educacionais, capacitando-os para análise das políticas educacionais e seus reflexos na escola;
  • Capacitar os gestores educacionais no exercício da gestão democrática e participativa, visando a busca da melhoria na qualidade do ensino, da autonomia da escola, das relações interpessoais, da comunicação interpessoal e sustentabilidade;
  • Capacitar os gestores educacionais para que possam construir, junto com a comunidade educativa, o projeto político-pedagógico em seu estabelecimento de ensino, de modo a contribuir com a concretização de sua função social, com visão estratégica moderna e empreendedora.

Público Alvo

Professores, diretores, pedagogos, graduados nas licenciaturas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas infantis, supervisores e profissionais com formação superior que atuam diretamente com a Educação Infantil e creches.

Conteúdos curriculares

MÓDULO I

APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS

  • Ambientes de aprendizagem presenciais e virtuais
  • Metodologia e mediação pedagógica em AVAs
  • Telepresença, presenças físicas e relacionais na aprendizagem
  • Presença digital virtual em tecnologias emergentes
  • Interação e interatividade
  • Colaboração e cooperação
  • Comunidades de aprendizagem
  • ECODIS (Espaços de Convivência Digital Virtual) na sociedade

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

  • Planejamento de ensino na Educação em tempo integral
  • Seleção de conteúdos e atividades
  • Organização das atividades
  • Metodologia diferenciada
  • Participação dos alunos nas decisões da organização de espaços e tempos
  • Relação escola-aluno-família-comunidade

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

  • A legislação Educacional no âmbito nacional
  • Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos
  • A reforma do Ensino Médio
  • Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  • Proposta pedagógica
  • Avaliação da Educação e da escola
  • Regimento Escolar
  • Plano Nacional de Educação – aspectos legais

METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO TRABALHO CIENTÍFICO

  • Ética e metodologia científica
  • Projeto de pesquisa
  • Fundamentação teórica
  • Estrutura básica e formatação de trabalhos científicos
  • Elementos de apoio ao texto: citações
  • Outros elementos de apoio ao texto
  • Conclusão, considerações finais e resumo
  • Referências
  • Modelos e estrutura de documentos científicos
  • Artigos científicos e publicações
  • Preparação para defesa e apresentação da pesquisa
  • Elaboração de currículo e memorial

 

MÓDULO II

GESTÃO ESCOLAR

  • A gestão da Educação
  • O gestor escolar
  • Pensar e construir uma escola
  • Organizando e estruturando a escola
  • Planejamento e avaliação institucionais

 

PRINCÍPIOS E MÉTODOS DA SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

  • Evolução histórica da Supervisão Educacional
  • Ação supervisora e tendências pedagógicas
  • A Supervisão Educacional e o desenvolvimento insitucional da Escola
  • Ação supervisora e a dinâmica do cotidiano escolar
  • Supervisão Educacional e a construção da prática transformadora
  • Origem e evolução histórica da Orientação Educacional
  • Ação orientadora e seus períodos de evolução histórica na Educação Brasileira
  • A Orientação Educacional no desenvolvimento institucional da escola
  • Orientação Educacional na dinâmica do cotidiano escolar.
  • Orientação Profissional: uma questão de escolha
  • Ação conjunta da supervisão e da orientação educacional frente ao projeto político-pedagógico
  • O sistema de avaliação, modalidades e complexidades
  • Ensino e aprendizagem e clima institucional
  • Um síntese das ações do supervisor e do orientador educacional

 

GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO

  • Teorias da Administração aplicadas à gestão escolar
  • A escola como instituição aprendente: a busca da qualidade da educação
  • Mudança institucional
  • Teorias psicológicas aplicadas à Gestão Escolar
  • Liderança, Recursos Humanos e Gestão escolar
  • Motivação na instituição escolar
  • Autoridade e poder do gestor escolar
  • Gestão Escolar: consenso e conflito
  • Gestão e autonomia da escola
  • Gestão escolar e políticas de educação
  • A complexidade da gestão da sala de aula
  • Formação do educador/formação do gestor
  • Ação gestora na Educação Infantil e Ensino Fundamental
  • Gestão e ação gestora no Ensino Médio
  • Efeitos negativos da ação gestora: estresse burnout
  • Ação colegiada e seus efeitos na escola
  • Formação e atuação da equipe técnico-pedagógica da escola
  • A coordenação da avaliação institucional da escola como atribuição do gestor

 

GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

  • O Trabalho e o compromisso da Educação
  • As mudanças no mundo do trabalho, a gestão democrática da Educação e a função social da escola
  • A gestão da Educação como realidade política
  • Políticas públicas e Projeto Pedagógico
  • Gestão da Educação e as políticas de formação de profissionais da Educação
  • A administração da escola
  • Projeto Pedagógico: a autonomia coletivamente construída na escola
  • Participação e gestão democrática escolar
  • Modalidade de participação da comunidade
  • Planejamento e avaliação educacional na contemporaneidade

Documentos para a matrícula

  • Cópia simples da cédula de identidade (RG);
  • Cópia simples do CPF;
  • 1(uma) foto 3×4 recente;
  • Cópia simples do comprovante de endereço;
  • Cópia simples do Histórico da Graduação;
  • Cópia autenticada do diploma da graduação

*Todos os cursos possuem TAXA DE ADESÃO. Os valores variam de acordo com a duração e curso escolhidos; e poderão sofrer alteração sem prévio aviso. Consulte as condições mínimas para estudo na internet e informações sobre o material dos cursos (videoaulas + livros em PDF).