Conteúdos curriculares
MÓDULO I
APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS
- Ambientes de aprendizagem presenciais e virtuais
- Metodologia e mediação pedagógica em AVAs
- Telepresença, presenças físicas e relacionais na aprendizagem
- Presença digital virtual em tecnologias emergentes
- Interação e interatividade
- Colaboração e cooperação
- Comunidades de aprendizagem
- ECODIS (Espaços de Convivência Digital Virtual) na sociedade
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
- Planejamento de ensino na Educação em tempo integral
- Seleção de conteúdos e atividades
- Organização das atividades
- Metodologia diferenciada
- Participação dos alunos nas decisões da organização de espaços e tempos
- Relação escola-aluno-família-comunidade
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
- A legislação Educacional no âmbito nacional
- Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos
- A reforma do Ensino Médio
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
- Proposta pedagógica
- Avaliação da Educação e da escola
- Regimento Escolar
- Plano Nacional de Educação – aspectos legais
METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
- Ética e metodologia científica
- Projeto de pesquisa
- Fundamentação teórica
- Estrutura básica e formatação de trabalhos científicos
- Elementos de apoio ao texto: citações
- Outros elementos de apoio ao texto
- Conclusão, considerações finais e resumo
- Referências
- Modelos e estrutura de documentos científicos
- Artigos científicos e publicações
- Preparação para defesa e apresentação da pesquisa
- Elaboração de currículo e memorial
MÓDULO II
INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
- O passado e o presente da Psicopedagogia
- A inserção da Psicopedagogia nas instituições
- Os campos de ação profissional do psicopedagogo
- Psicologia e Pedagogia: uma relação dialógica
- Olhar psicopedagógico sobre as diferenças
- A intervenção psicopedagógica nos processos de ensino aprendizagem
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
- Um pouco mais sobre a Psicopedagogia
- A visão sistêmica e a Psicopedagogia
- A Psicopedagogia atuando no âmbito da instituição
- A escola enquanto instituição
- A intervenção psicopedagógica na instituição educacional
- O Diagnóstico psicopedagógico: matriz diagnóstica
- O Diagnóstico psicopedagógico: instrumentos e técnicas
- Mudanças na ação educativa: do ensinar para o aprender
- Contribuições da Psicopedagogia na relação Família e Escola
- Um olhar psicopedagógico sobre as dificuldades de aprendizagem
- A aprendizagem sob o enfoque da neuropsicologia
- Contribuições da Psicopedagogia: princípios para trabalhar com grupos na escola
- Contribuições da Psicopedagogia no uso do lúdico
- Contribuições da Psicopedagogia no trabalho com Projetos
- Caixa de trabalho: uma contribuições da Psicopedagogia para o trabalho em sala de aula
TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
- Conhecendo a psicopedagogia e sua aplicabilidade
- Psicopedagogia Institucional na escola: desafios e processos
- Aprendizagem: o que é e como se processa na visão psicopedagógica
- A intervenção psicopedagógica Institucional e dificuldades de aprendizagem
- Dificuldades de aprendizagem, fracasso escolar e práticas pedagógicas
- Contribuições das teorias de Piaget e Vygostsky no cotidiano escolar
- Afetividade e aprendizagem
- Grupos operativos e psicodrama educacional
- A indisciplina na escola e os distúrbios de conduta
- Construção do Currículo na escola segundo a Psicopedagogia
- O planejamento e a prevenção das dificuldades de aprendizagem
- A avaliação escolar como instrumento diagnóstico
- A Psicopedagogia institucional na escola Inclusiva
- Familia e aprendizagem
TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES
- O papel da escola, da família e da sociedade no desenvolvimento das potencialidades dos alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
- A Educação Especial e os Transtornos Globais do Desenvolvimento
- Autismo, Síndrome de Asperger e Síndrome de Rett
- Transtornos Globais do Desenvolvimento – condutas típicas
- O aluno com Altas Habilidades
- O aluno com Superdotação
- A formação e acompanhamento da triade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
- O processo de inclusão para os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
- Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil
- Necessidades educacionais especiais e a formação docente
- Inclusão escolar: legislação, teoria e prática
- Altas Habilidades/Superdotação
- Comportamento social inadequado
- Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
- Transtornos do desenvolvimento
- Habilidades cognitivas
- Adaptações curriculares para a Educação Inclusiva
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
- Formação docente e prática pedagógica inclusiva
- Metodologia para alunos com deficiência visual
- Metodologia para alunos com deficiência auditiva
- Metodologia para alunos com deficiência intelectual
- Metodologia para alunos com transtornos globais do desenvolvimento
- Metodologia para alunos com altas habilidades
- Metodologia para alunos com deficiência física
- Tecnologias assistivas
TECNOLOGIA ASSISTIVA
- Dimensões de acessibilidade
- Tecnologia Assistiva e Inclusão
- Tecnologia Assistiva Aplicada
- Conhecendo a CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde e o Desenho Universal
- Software Educativo
- Sala de Recursos multifuncionais e acessibilidade
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
- Dimensões de acessibilidade
- Acessibilidade virtual
- Conhecendo a comunicação alternativa
- Recursos para a comunicação alternativa
- Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade
- O ensino em ambientes informatizados
- A educação a distância como recurso facilitador no processo ensino aprendizagem de indivíduos com necessidades educativas especiais
- A informática como instrumento de comunicação alternativa