Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial (747 h)

Investimento

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

10 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

15

mensalidades de

R$ 89,90

*Para pagamento até o vencimento.

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

8 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

9

mensalidades de

R$ 149,80

*Para pagamento até o vencimento.

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

6 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

7

mensalidades de

R$ 192,90

*Para pagamento até o vencimento.

POLOS

Este curso é ofertado nos seguintes polos:

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Faculdade Madalena Sofia (Curitiba-PR)

Sobre o Curso

O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial, da Faculdade Itecne, une os conhecimentos, pesquisas e práticas mais recentes da Psicopedagogia e da Educação Especial, quanto ao atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais e em relação à aprendizagem escolar, aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Ao profissional que opte por esta área de atuação serão desenvolvidas competências e habilidades necessárias para a atuação, tanto para a educação escolar, quanto ao atendimentos de pessoas com necessidades especiais, através de práticas pedagógicas inclusivas e eficientes

Objetivos

  • Capacitar os profissionais a partir de fundamentação teórico-prática para o exercício da Psicopedagogia e Educação especial, com ênfase no diagnóstico, acompanhamento, orientação familiar e quanto à aprendizagem humana;
  • Oferecer fundamentos teóricos e práticos a fim de que o psicopedagogo possa identificar e intervir juntos aos indivíduos que apresentam dificuldades de aprendizagem em instituições escolares, de forma interdisciplinar, melhorando o desempenho e potencializando a aprendizagem;
  • Formar profissionais psicopedagogos comprometidos com a atuação interdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem;

Público Alvo

O curso é dirigido a licenciados em qualquer área, professores, gestores, fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, e demais interessados.

Conteúdos curriculares

MÓDULO I

APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS

  • Ambientes de aprendizagem presenciais e virtuais
  • Metodologia e mediação pedagógica em AVAs
  • Telepresença, presenças físicas e relacionais na aprendizagem
  • Presença digital virtual em tecnologias emergentes
  • Interação e interatividade
  • Colaboração e cooperação
  • Comunidades de aprendizagem
  • ECODIS (Espaços de Convivência Digital Virtual) na sociedade

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

  • Planejamento de ensino na Educação em tempo integral
  • Seleção de conteúdos e atividades
  • Organização das atividades
  • Metodologia diferenciada
  • Participação dos alunos nas decisões da organização de espaços e tempos
  • Relação escola-aluno-família-comunidade

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

  • A legislação Educacional no âmbito nacional
  • Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos
  • A reforma do Ensino Médio
  • Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  • Proposta pedagógica
  • Avaliação da Educação e da escola
  • Regimento Escolar
  • Plano Nacional de Educação – aspectos legais

METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO TRABALHO CIENTÍFICO

  • Ética e metodologia científica
  • Projeto de pesquisa
  • Fundamentação teórica
  • Estrutura básica e formatação de trabalhos científicos
  • Elementos de apoio ao texto: citações
  • Outros elementos de apoio ao texto
  • Conclusão, considerações finais e resumo
  • Referências
  • Modelos e estrutura de documentos científicos
  • Artigos científicos e publicações
  • Preparação para defesa e apresentação da pesquisa
  • Elaboração de currículo e memorial

 

MÓDULO II

INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA

  • O passado e o presente da Psicopedagogia
  • A inserção da Psicopedagogia nas instituições
  • Os campos de ação profissional do psicopedagogo
  • Psicologia e Pedagogia: uma relação dialógica
  • Olhar psicopedagógico sobre as diferenças
  • A intervenção psicopedagógica nos processos de ensino aprendizagem

 

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA

  • Um pouco mais sobre a Psicopedagogia
  • A visão sistêmica e a Psicopedagogia
  • A Psicopedagogia atuando no âmbito da instituição
  • A escola enquanto instituição
  • A intervenção psicopedagógica na instituição educacional
  • O Diagnóstico psicopedagógico: matriz diagnóstica
  • O Diagnóstico psicopedagógico: instrumentos e técnicas
  • Mudanças na ação educativa: do ensinar para o aprender
  • Contribuições da Psicopedagogia na relação Família e Escola
  • Um olhar psicopedagógico sobre as dificuldades de aprendizagem
  • A aprendizagem sob o enfoque da neuropsicologia
  • Contribuições da Psicopedagogia: princípios para trabalhar com grupos na escola
  • Contribuições da Psicopedagogia no uso do lúdico
  • Contribuições da Psicopedagogia no trabalho com Projetos
  • Caixa de trabalho: uma contribuições da Psicopedagogia para o trabalho em sala de aula

 

TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

  • Conhecendo a psicopedagogia e sua aplicabilidade
  • Psicopedagogia Institucional na escola: desafios e processos
  • Aprendizagem: o que é e como se processa na visão psicopedagógica
  • A intervenção psicopedagógica Institucional e dificuldades de aprendizagem
  • Dificuldades de aprendizagem, fracasso escolar e práticas pedagógicas
  • Contribuições das teorias de Piaget e Vygostsky no cotidiano escolar
  • Afetividade e aprendizagem
  • Grupos operativos e psicodrama educacional
  • A indisciplina na escola e os distúrbios de conduta
  • Construção do Currículo na escola segundo a Psicopedagogia
  • O planejamento e a prevenção das dificuldades de aprendizagem
  • A avaliação escolar como instrumento diagnóstico
  • A Psicopedagogia institucional na escola Inclusiva
  • Familia e aprendizagem

 

TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES

  • O papel da escola, da família e da sociedade no desenvolvimento das potencialidades dos alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
  • A Educação Especial e os Transtornos Globais do Desenvolvimento
  • Autismo, Síndrome de Asperger e Síndrome de Rett
  • Transtornos Globais do Desenvolvimento – condutas típicas
  • O aluno com Altas Habilidades
  • O aluno com Superdotação
  • A formação e acompanhamento da triade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
  • O processo de inclusão para os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação

 

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

  • Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil
  • Necessidades educacionais especiais e a formação docente
  • Inclusão escolar: legislação, teoria e prática
  • Altas Habilidades/Superdotação
  • Comportamento social inadequado
  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
  • Transtornos do desenvolvimento
  • Habilidades cognitivas
  • Adaptações curriculares para a Educação Inclusiva

 

METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

  • Formação docente e prática pedagógica inclusiva
  • Metodologia para alunos com deficiência visual
  • Metodologia para alunos com deficiência auditiva
  • Metodologia para alunos com deficiência intelectual
  • Metodologia para alunos com transtornos globais do desenvolvimento
  • Metodologia para alunos com altas habilidades
  • Metodologia para alunos com deficiência física
  • Tecnologias assistivas

 

TECNOLOGIA ASSISTIVA

  • Dimensões de acessibilidade
  • Tecnologia Assistiva e Inclusão
  • Tecnologia Assistiva Aplicada
  • Conhecendo a CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde e o Desenho Universal
  • Software Educativo
  • Sala de Recursos multifuncionais e acessibilidade

 

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

  • Dimensões de acessibilidade
  • Acessibilidade virtual
  • Conhecendo a comunicação alternativa
  • Recursos para a comunicação alternativa
  • Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade
  • O ensino em ambientes informatizados
  • A educação a distância como recurso facilitador no processo ensino aprendizagem de indivíduos com necessidades educativas especiais
  • A informática como instrumento de comunicação alternativa

Documentos para a matrícula

  • Cópia simples da cédula de identidade (RG);
  • Cópia simples do CPF;
  • 1(uma) foto 3×4 recente;
  • Cópia simples do comprovante de endereço;
  • Cópia simples do Histórico da Graduação;
  • Cópia autenticada do diploma da graduação

*Todos os cursos possuem TAXA DE ADESÃO. Os valores variam de acordo com a duração e curso escolhidos; e poderão sofrer alteração sem prévio aviso. Consulte as condições mínimas para estudo na internet e informações sobre o material dos cursos (videoaulas + livros em PDF).