Educação em Tempo Integral (380 h)

Investimento

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

15 MESES*

e pague

R$ 89,90

na Taxa de Adesão +

15

mensalidades

MATRICULE-SE

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

8 MESES*

e pague

R$ 119,90

na Taxa de Adesão +

9

mensalidades

MATRICULE-SE

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

6 MESES*

e pague

R$ 159,90

na Taxa de Adesão +

7

mensalidades

MATRICULE-SE

Objetivos

Capacitar os profissionais interessados na elaboração de projetos, métodos e técnicas que promovam o processo de ensino e aprendizagem da educação em tempo integral,

Público Alvo

Professores, diretores, pedagogos, graduados nas licenciaturas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas infantis, supervisores e profissionais com formação superior que atuam diretamente com a Educação em Tempo Integral Extensivamente, o curso dirige-se àqueles que possuem interesse para a continuidade de estudos em nível stricto sensu (Mestrado ou Doutorado)

Resumo do curso

O curso de Educação em Tempo Integral da Faculdade Itecne vem atender a uma crescente demanda de profissionais capacitados a atuarem na Educação de Tempo Integral, oferecendo subsídios para uma prática docente multidisciplinar, na criação de projetos que busquem aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento humano, a legislação educacional, a
aprendizagem humana e sobre as políticas públicas.

Conteúdos curriculares

APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS

  • Ambientes de aprendizagem presenciais e virtuais
  • Metodologia e mediação pedagógica em AVAs
  • Telepresença, presenças físicas e relacionais na aprendizagem
  • Presença digital virtual em tecnologias emergentes
  • Interação e interatividade
  • Colaboração e cooperação
  • Comunidades de aprendizagem
  • ECODIS (Espaços de Convivência Digital Virtual) na sociedade

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

  • Planejamento de ensino na Educação em tempo integral
  • Seleção de conteúdos e atividades
  • Organização das atividades
  • Metodologia diferenciada
  • Participação dos alunos nas decisões da organização de espaços e tempos
  • Relação escola-aluno-família-comunidade

 

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

  • A legislação Educacional no âmbito nacional
  • Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos
  • A reforma do Ensino Médio
  • Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  • Proposta pedagógica
  • Avaliação da Educação e da escola
  • Regimento Escolar
  • Plano Nacional de Educação – aspectos legais 

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO TRABALHO CIENTÍFICO

  • Ética e metodologia científica
  • Projeto de pesquisa
  • Fundamentação teórica
  • Estrutura básica e formatação de trabalhos cientítificos
  • Elementos de apoio ao texto: citações
  • Outros elementos de apoio ao texto
  • Conclusão, considerações finais e resumo
  • Referências
  • Modelos e estrutura de documentos científicos
  • Artigos científicos e publicações
  • Preparação para defesa e apresentação da pesquisa
  • Elaboração de currículo e memorial

 

MÓDULO II

BASES HISTÓRICAS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

  • Contextualização a partir das matrizes ideológicas
  • Educação Integral na Antiguidade
  • Século XVIII. Revolução Francesa. Perspectiva Jacobina e a formação do homem completo
  • Educação Integral no Brasil
  • PNE, FUNDEB e PDDE
  • Avanços e retrocessos da Educação em Tempo Integral

 

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

  • Aspectos conceituais da Educação em Tempo Integral
  • Aspectos metodológicos e instrumentais
  • Fundamentos sociopolíticos e educacionais
  • Educação Integral no Brasil
  • Adequações estruturais e pedagógicas 
  • Direito à educação Integral no Brasil

 

JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

  • Definição conceitual dos termos jogo, brinquedo e brincadeira
  • Jogo, brinquedo e brincadeira: diferentes tipos
  • Jogo e educação
  • O jogo e educação
  • O brincar e a criança de 0 a 12 anos
  • Os profissionais da Educação Básica e o jogo
  • O brinquedo
  • Classificação dos jogos e brincadeiras
  • O brincar na atualidade

 

RECREAÇÃO E LAZER

  • Lazer e recreação: conceitos, contexto histórico e a função social
  • Educação física, recreação e lazer
  • O jogo, o brinquedo e a brincadeira
  • Atividades de recreação: do planejamento à avaliação
  • Atividades de recreação e lazer na escola

Documentos para a matrícula

  • Cópia simples da cédula de identidade (RG);
  • Cópia simples do CPF;
  • 1(uma) foto 3×4 recente;
  • Cópia simples do comprovante de endereço;
  • Cópia simples do Histórico da Graduação;
  • Cópia autenticada do diploma da graduação