Psicomotricidade (461 h)

Investimento

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

10 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

15

mensalidades de

R$ 89,90

*Para pagamento até o vencimento.

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

8 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

9

mensalidades de

R$ 149,80

*Para pagamento até o vencimento.

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

6 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

7

mensalidades de

R$ 192,90

*Para pagamento até o vencimento.

POLOS

Este curso é ofertado nos seguintes polos:

Clique no link do polo para fazer a inscrição.
Faculdade Madalena Sofia (Curitiba-PR)

Sobre o Curso

O curso de Pós-graduação em Psicomotricidade da Faculdade Itecne, buscará atender a necessidade de se formar profissionais capacitados a aturem na aprendizagem focada na estruturação do esquema corporal.  A Psicomotricidade busca incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida da criança, unindo-se o movimento físico, a afetividade com a personalidade e desta maneira, contribuindo também para o processo de aprendizagem escolar, de equilíbrio afetivo, físico e intelectual.

Objetivos

  • Contribuir para a formação do profissional enfatizando a aprendizagem focada na estruturação do esquema corporal e incentivando a prática do movimento em todas as etapas da vida de um indivíduo;
  • Especializar profissionais aptos a atuarem nas áreas de educação, desenvolvendo ações que priorizam a inter-relação entre psiquismo e motricidade do desenvolvimento humano.
  • Instrumentalizar o profissional na construção das competências e habilidades de comunicação, aprendizagem e socialização dos sujeitos.

Público Alvo

O curso é dirigido a licenciados em qualquer área, professores, gestores, fonoaudiólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, e demais interessados.

Conteúdos curriculares

MÓDULO I

APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS

  • Ambientes de aprendizagem presenciais e virtuais
  • Metodologia e mediação pedagógica em AVAs
  • Telepresença, presenças físicas e relacionais na aprendizagem
  • Presença digital virtual em tecnologias emergentes
  • Interação e interatividade
  • Colaboração e cooperação
  • Comunidades de aprendizagem
  • ECODIS (Espaços de Convivência Digital Virtual) na sociedade

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

  • Planejamento de ensino na Educação em tempo integral
  • Seleção de conteúdos e atividades
  • Organização das atividades
  • Metodologia diferenciada
  • Participação dos alunos nas decisões da organização de espaços e tempos
  • Relação escola-aluno-família-comunidade

 

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

  • A legislação Educacional no âmbito nacional
  • Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos
  • A reforma do Ensino Médio
  • Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  • Proposta pedagógica
  • Avaliação da Educação e da escola
  • Regimento Escolar
  • Plano Nacional de Educação – aspectos legais

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO TRABALHO CIENTÍFICO

  • Ética e metodologia científica
  • Projeto de pesquisa
  • Fundamentação teórica
  • Estrutura básica e formatação de trabalhos científicos
  • Elementos de apoio ao texto: citações
  • Outros elementos de apoio ao texto
  • Conclusão, considerações finais e resumo
  • Referências
  • Modelos e estrutura de documentos científicos
  • Artigos científicos e publicações
  • Preparação para defesa e apresentação da pesquisa
  • Elaboração de currículo e memorial

 

MÓDULO II 

EDUCAÇÃO PSICOMOTORA

  • Psicomotricidade: considerações preliminaresFilogênese da motricidade humana
  • Psicomotricidade: uma categoria em discussão
  • Psicomotricidade: um estudo preliminar de suas categorias
  • O corpo hábil
  • O corpo consciente
  • O corpo signiificante
  • Motivações internas para a relação
  • Psicomotricidade Relacional

 

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA

  • Deficiência Inteledctual: abordagens psicanalítica e a EpistemologiaDeficiência Inteledctual no contexto escolar
  • Prática pedagógica em deficiência intelectual
  • Deficiência Física: classificação, causas e tipos de deficiência física
  • Deficiência Física no contexto do processo de ensino e aprendizagem
  • A inclusão de crianças com deficiência física
  • Distúrbios e alterações psicomotoras
  • Mediação na Aprendizagem

 

MOVIMENTO

  • O movimento e a criança
  • Desenvolvimento motor – compreendendo o movimento infantil
  • Psicomotricidade
  • As atividades motoras e o desenvolvimento das múltiplas inteligências
  • A dança na Educação Infantil
  • A expressão dramática na Educação Infantil
  • Recreação e Lazer
  • Educação e Criatividade
  • A avaliação na Educação Infantil
  • Anexo: diário do saber

 

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

  • A psicologia do desenvolvimento e a Educação InfantilVygotsky e a abordagem sócio-histórica
  • Bases epostemológicas de Vygostky
  • O processo de humanização
  • A função do instrumento e do símbolo
  • A formação de conceitos elementares
  • A formação de conceitos científicos
  • O desenvolvimento mental segundo Piaget
  • Estágios de desenvolvimento
  • O desenvolvimento da inteligência
  • Wallon e a psicologia genética
  • Wallon e a cosnciência
  • Sigmund Freud
  • A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho
  • Mecanisnmos de defesa
  • O desenvolvimento psicossocial
  • Processamento da informação
  • Múltiplas inteligências de Howard Gardner
  • A inteligência triádica de Robert Stemberg
  • Teoria psicológicas no desenvolvimento humano

Documentos para a matrícula

  • Cópia simples da cédula de identidade (RG);
  • Cópia simples do CPF;
  • 1(uma) foto 3×4 recente;
  • Cópia simples do comprovante de endereço;
  • Cópia simples do Histórico da Graduação;
  • Cópia autenticada do diploma da graduação

*Todos os cursos possuem TAXA DE ADESÃO. Os valores variam de acordo com a duração e curso escolhidos; e poderão sofrer alteração sem prévio aviso. Consulte as condições mínimas para estudo na internet e informações sobre o material dos cursos (videoaulas + livros em PDF).