Conteúdos curriculares
MÓDULO I
APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS
- Ambientes de aprendizagem presenciais e virtuais
- Metodologia e mediação pedagógica em AVAs
- Telepresença, presenças físicas e relacionais na aprendizagem
- Presença digital virtual em tecnologias emergentes
- Interação e interatividade
- Colaboração e cooperação
- Comunidades de aprendizagem
- ECODIS (Espaços de Convivência Digital Virtual) na sociedade
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
- Planejamento de ensino na Educação em tempo integral
- Seleção de conteúdos e atividades
- Organização das atividades
- Metodologia diferenciada
- Participação dos alunos nas decisões da organização de espaços e tempos
- Relação escola-aluno-família-comunidade
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
- A legislação Educacional no âmbito nacional
- Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos
- A reforma do Ensino Médio
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
- Proposta pedagógica
- Avaliação da Educação e da escola
- Regimento Escolar
- Plano Nacional de Educação – aspectos legais
METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
- Ética e metodologia científica
- Projeto de pesquisa
- Fundamentação teórica
- Estrutura básica e formatação de trabalhos científicos
- Elementos de apoio ao texto: citações
- Outros elementos de apoio ao texto
- Conclusão, considerações finais e resumo
- Referências
- Modelos e estrutura de documentos científicos
- Artigos científicos e publicações
- Preparação para defesa e apresentação da pesquisa
- Elaboração de currículo e memorial
MÓDULO II
LIBRAS E SISTEMA BRAILLE
- Conhecendo uma língua
- O status de língua da Libras
- Particularidades das línguas de sinais
- Propriedades linguísticas da Libras
- Sistema Braille
- Estimulação essencial e inclusão
- Deficiência visual: formas de leitura
- Desafios da escola inclusiva
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA
- Deficiência intelectual: abordagens psicanalítica e a Epistemologia
- Deficiência intelectual no contexto escolar
- Prática pedagógica em deficiência intelectual
- Deficiência física: classificação, causa e tipos de deficiência física
- A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem
- A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino
- Distúrbios e alterações psicomotoras
- Mediação na aprendizagem
DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E SURDOCEGUEIRA
- História da Educação de surdos no Brasil
- A surdez: noções de anatomia e fisiologia da audição
- Abordagens educacionais para surdos
- Bilinguismo
- Concepções de surdez
- Neurolinguística: estruturação da Libras no cérebro
- História e conceito de cegueira e baixa visão
- Estimulação visual
- Interlocução do atendimento especializado com o ensino regular
- Produtos assistivos e adaptação de materiais
TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES
- O papel da escola, da família e da sociedade no desenvolvimento das potencialidades dos alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
- A Educação Especial e os Transtornos Globais do Desenvolvimento
- Autismo, Síndrome de Asperger e Síndrome de Rett
- Transtornos Globais do Desenvolvimento – condutas típicas
- O aluno com Altas Habilidades
- O aluno com Superdotação
- A formação e acompanhamento da triade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
- O processo de inclusão para os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
- Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil
- Necessidades educacionais especiais e a formação docente
- Inclusão escolar: legislação, teoria e prática
- Altas Habilidades/Superdotação
- Comportamento social inadequado
- Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
- Transtornos do desenvolvimento
- Habilidades cognitivas
- Adaptações curriculares para a Educação Inclusiva
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
- Formação docente e prática pedagógica inclusiva
- Metodologia para alunos com deficiência visual
- Metodologia para alunos com deficiência auditiva
- Metodologia para alunos com deficiência intelectual
- Metodologia para alunos com transtornos globais do desenvolvimento
- Metodologia para alunos com altas habilidades
- Metodologia para alunos com deficiência física
- Tecnologias assistivas
TECNOLOGIA ASSISTIVA
- Dimensões de acessibilidade
- Tecnologia Assistiva e Inclusão
- Tecnologia Assistiva Aplicada
- Conhecendo a CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde e o Desenho Universal
- Software Educativo
- Sala de Recursos multifuncionais e acessibilidade
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
- Dimensões de acessibilidade
- Acessibilidade virtual
- Conhecendo a comunicação alternativa
- Recursos para a comunicação alternativa
- Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade
- O ensino em ambientes informatizados
- A educação a distância como recurso facilitador no processo ensino aprendizagem de indivíduos com necessidades educativas especiais
- A informática como instrumento de comunicação alternativa