Atendimento Escolar Especializado (AEE) (777 h)

Investimento

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

10 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

15

mensalidades de

R$ 89,90

*Para pagamento até o vencimento.

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

8 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

9

mensalidades de

R$ 149,80

*Para pagamento até o vencimento.

ESCOLHA A DURAÇÃO DE.

6 MESES

Taxa de Adesão de R$ 89,90 +

7

mensalidades de

R$ 192,90

*Para pagamento até o vencimento.

POLOS

Este curso é ofertado nos seguintes polos:

Clique no link do polo para fazer a inscrição.
Faculdade Madalena Sofia (Curitiba-PR)

Kaple Consultoria e Assessoria

Sobre o Curso

O curso de Pós-graduação em Atendimento Escolar Especializado (AEE), da Faculdade Itecne, visa preparar profissionais das áreas de educação e saúde no atendimento à pessoas com diferentes deficiências: físicas, sensoriais, intelectuais, de aprendizagem, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, no atendimento educacional especializado em escolas e centros especializados. O Profissional que atua na área de Atendimento Escolar Especializado está apto a organizar e atuar com recursos pedagógicos objetivando a formação humana, escolar e inclusão.

Objetivos

  • Capacitar os profissionais interessados na implementação e desenvolvimento de propostas educativas para o Atendimento Escolar Especializado (AEE);
  • Desenvolver a capacidade de avaliar e elaborar materiais pedagógicos que visem a inclusão e aprendizagem das pessoas portadoras de necessidades especiais;

Público Alvo

O curso é dirigido aos profissionais de Educação e Saúde como, professores, pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, orientadores educacionais e quem atua com o ensino e aprendizagem de alunos inclusos e que apresentam dificuldades de aprendizagem.

Conteúdos curriculares

MÓDULO I

APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS

  • Ambientes de aprendizagem presenciais e virtuais
  • Metodologia e mediação pedagógica em AVAs
  • Telepresença, presenças físicas e relacionais na aprendizagem
  • Presença digital virtual em tecnologias emergentes
  • Interação e interatividade
  • Colaboração e cooperação
  • Comunidades de aprendizagem
  • ECODIS (Espaços de Convivência Digital Virtual) na sociedade

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

  • Planejamento de ensino na Educação em tempo integral
  • Seleção de conteúdos e atividades
  • Organização das atividades
  • Metodologia diferenciada
  • Participação dos alunos nas decisões da organização de espaços e tempos
  • Relação escola-aluno-família-comunidade

 

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

  • A legislação Educacional no âmbito nacional
  • Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos
  • A reforma do Ensino Médio
  • Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  • Proposta pedagógica
  • Avaliação da Educação e da escola
  • Regimento Escolar
  • Plano Nacional de Educação – aspectos legais

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO TRABALHO CIENTÍFICO

  • Ética e metodologia científica
  • Projeto de pesquisa
  • Fundamentação teórica
  • Estrutura básica e formatação de trabalhos científicos
  • Elementos de apoio ao texto: citações
  • Outros elementos de apoio ao texto
  • Conclusão, considerações finais e resumo
  • Referências
  • Modelos e estrutura de documentos científicos
  • Artigos científicos e publicações
  • Preparação para defesa e apresentação da pesquisa
  • Elaboração de currículo e memorial

 

MÓDULO II

LIBRAS E SISTEMA BRAILLE

  • Conhecendo uma língua
  • O status de língua da Libras
  • Particularidades das línguas de sinais
  • Propriedades linguísticas da Libras
  • Sistema Braille
  • Estimulação essencial e inclusão
  • Deficiência visual: formas de leitura
  • Desafios da escola inclusiva

 

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA

  • Deficiência intelectual: abordagens psicanalítica e a Epistemologia
  • Deficiência intelectual no contexto escolar
  • Prática pedagógica em deficiência intelectual
  • Deficiência física: classificação, causa e tipos de deficiência física
  • A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem
  • A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino
  • Distúrbios e alterações psicomotoras
  • Mediação na aprendizagem

 

DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E SURDOCEGUEIRA

  • História da Educação de surdos no Brasil
  • A surdez: noções de anatomia e fisiologia da audição
  • Abordagens educacionais para surdos
  • Bilinguismo
  • Concepções de surdez
  • Neurolinguística: estruturação da Libras no cérebro
  • História e conceito de cegueira e baixa visão
  • Estimulação visual
  • Interlocução do atendimento especializado com o ensino regular
  • Produtos assistivos e adaptação de materiais

 

TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES 

  • O papel da escola, da família e da sociedade no desenvolvimento das potencialidades dos alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
  • A Educação Especial e os Transtornos Globais do Desenvolvimento
  • Autismo, Síndrome de Asperger e Síndrome de Rett
  • Transtornos Globais do Desenvolvimento – condutas típicas
  • O aluno com Altas Habilidades
  • O aluno com Superdotação
  • A formação e acompanhamento da triade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
  • O processo de inclusão para os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação

 

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

  • Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil
  • Necessidades educacionais especiais e a formação docente
  • Inclusão escolar: legislação, teoria e prática
  • Altas Habilidades/Superdotação
  • Comportamento social inadequado
  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
  • Transtornos do desenvolvimento
  • Habilidades cognitivas
  • Adaptações curriculares para a Educação Inclusiva

 

METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

  • Formação docente e prática pedagógica inclusiva
  • Metodologia para alunos com deficiência visual
  • Metodologia para alunos com deficiência auditiva
  • Metodologia para alunos com deficiência intelectual
  • Metodologia para alunos com transtornos globais do desenvolvimento
  • Metodologia para alunos com altas habilidades
  • Metodologia para alunos com deficiência física
  • Tecnologias assistivas

 

TECNOLOGIA ASSISTIVA

  • Dimensões de acessibilidade
  • Tecnologia Assistiva e Inclusão
  • Tecnologia Assistiva Aplicada
  • Conhecendo a CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde e o Desenho Universal
  • Software Educativo
  • Sala de Recursos multifuncionais e acessibilidade

 

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

  • Dimensões de acessibilidade
  • Acessibilidade virtual
  • Conhecendo a comunicação alternativa
  • Recursos para a comunicação alternativa
  • Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade
  • O ensino em ambientes informatizados
  • A educação a distância como recurso facilitador no processo ensino aprendizagem de indivíduos com necessidades educativas especiais
  • A informática como instrumento de comunicação alternativa

Documentos para a matrícula

  • Cópia simples da cédula de identidade (RG);
  • Cópia simples do CPF;
  • 1(uma) foto 3×4 recente;
  • Cópia simples do comprovante de endereço;
  • Cópia simples do Histórico da Graduação;
  • Cópia autenticada do diploma da graduação

*Todos os cursos possuem TAXA DE ADESÃO. Os valores variam de acordo com a duração e curso escolhidos; e poderão sofrer alteração sem prévio aviso. Consulte as condições mínimas para estudo na internet e informações sobre o material dos cursos (videoaulas + livros em PDF).