Docência no Ensino Superior (432 h)

Investimento

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

15 MESES*

e pague

R$ 89,90

na Taxa de Adesão +

15

mensalidades

MATRICULE-SE

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

8 MESES*

e pague

R$ 119,90

na Taxa de Adesão +

9

mensalidades

MATRICULE-SE

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

6 MESES*

e pague

R$ 159,90

na Taxa de Adesão +

7

mensalidades

MATRICULE-SE

Objetivos

Uma instituição de ensino  existe porque tem uma missão a cumprir: levar os seus educandos a conhecerem a realidade em que estão inseridos, e no exercício pleno de sua cidadania, agirem e transformarem esta mesma realidade. Assim, interpretar, agir e transformar a realidade, passa a constituir a essência de uma instituição de ensino,  aliada à missão de despertar a reflexão e a crítica frente aos desafios do mundo moderno, bem como capacitar seus educandos para a utilização das mais diferentes formas de linguagem, desenvolver competências para atuar no mundo do trabalho de forma cooperativa,  respeitando as individualidades e os limites do meio ambiente, e buscar  a autonomia, necessária para prosseguir com sua própria educação.

Conteúdos curriculares

MÓDULO I

APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS

  • Ambientes de aprendizagem presenciais e virtuais
  • Metodologia e mediação pedagógica em AVAs
  • Telepresença, presenças físicas e relacionais na aprendizagem
  • Presença digital virtual em tecnologias emergentes
  • Interação e interatividade
  • Colaboração e cooperação
  • Comunidades de aprendizagem
  • ECODIS (Espaços de Convivência Digital Virtual) na sociedade

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

  • Planejamento de ensino na Educação em tempo integral
  • Seleção de conteúdos e atividades
  • Organização das atividades
  • Metodologia diferenciada
  • Participação dos alunos nas decisões da organização de espaços e tempos
  • Relação escola-aluno-família-comunidade

 

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

  • A legislação Educacional no âmbito nacional
  • Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos
  • A reforma do Ensino Médio
  • Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  • Proposta pedagógica
  • Avaliação da Educação e da escola
  • Regimento Escolar
  • Plano Nacional de Educação – aspectos legais

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO TRABALHO CIENTÍFICO

  • Ética e metodologia científica
  • Projeto de pesquisa
  • Fundamentação teórica
  • Estrutura básica e formatação de trabalhos científicos
  • Elementos de apoio ao texto: citações
  • Outros elementos de apoio ao texto
  • Conclusão, considerações finais e resumo
  • Referências
  • Modelos e estrutura de documentos científicos
  • Artigos científicos e publicações
  • Preparação para defesa e apresentação da pesquisa
  • Elaboração de currículo e memorial

 

MÓDULO II

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

  • Representações sobre a docência e a construção da identidade profissional
  • Ação docente e a construção de competências
  • Avaliação: representações e concepções
  • Avaliação de aprendizagem: o sentido da transformação
  • Gestão do trabalho pedagógico: os professores como planejadores
  • A definição de objetivos e conteúdos
  • Metodologias de ensino
  • Projeto: um salto qualitativo na organização do trabalho pedagógico
  • Pedagogia de Projetos: fundamentos para uma prática reflexiva
  • Pedagogia de Projetos: da especialidade aos conhecimentos em rede

 

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

  • Docência no Ensino Superior
  • Universidades e Faculdades: os locais de trabalho
  • A Educação como fundamento da ação educativa
  • Prática educativa, Pedagogia e Didática
  • Ensinar e aprender: a construção do conhecimento
  • Planejamento da ação didática: uma prática em questão
  • Planejamento de ensino numa perspectiva crítica
  • Objetivos, conteúdos e metodologias
  • Repensando a aula universitária no dia-a-dia
  • Avaliar não é o que muita gente pensa

 

PROFISSÃO DOCENTE

  • A (des)construção da identidade docente
  • História da profissão docente
  • Ser professor: angústias e dilemas
  • Profissão docente, ciência interdisciplinar e representações sociais
  • Formação inicial e formação continuada
  • O professor reflexivo
  • O professor iniciante
  • Competências para ensinar

 

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

  • Avaliação e Ética
  • Trajetória da avaliação educacional e da aprendizagem
  • As políticas públicas de avaliação
  • Avaliação da Educação Básica e da Educação Superior
  • Avaliação como estratégia de gestão educacional
  • A interdependência entre a avaliação, o currículo e a escola
  • Avaliação da aprendizagem: fundamentos teóricos e metodológicos
  • Avaliação da aprendizagem: metodologias, técnicas e instrumentos

Documentos para a matrícula

  • Cópia simples da cédula de identidade (RG);
  • Cópia simples do CPF;
  • 1(uma) foto 3×4 recente;
  • Cópia simples do comprovante de endereço;
  • Cópia simples do Histórico da Graduação;
  • Cópia autenticada do diploma da graduação

*Todos os cursos possuem TAXA DE ADESÃO. Os valores variam de acordo com a duração e curso escolhidos; e poderão sofrer alteração sem prévio aviso. Consulte as condições mínimas para estudo na internet e informações sobre o material dos cursos (videoaulas + livros em PDF).