Conteúdos curriculares
MÓDULO I
APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS
- Ambientes de aprendizagem presenciais e virtuais
- Metodologia e mediação pedagógica em AVAs
- Telepresença, presenças físicas e relacionais na aprendizagem
- Presença digital virtual em tecnologias emergentes
- Interação e interatividade
- Colaboração e cooperação
- Comunidades de aprendizagem
- ECODIS (Espaços de Convivência Digital Virtual) na sociedade
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
- Planejamento de ensino na Educação em tempo integral
- Seleção de conteúdos e atividades
- Organização das atividades
- Metodologia diferenciada
- Participação dos alunos nas decisões da organização de espaços e tempos
- Relação escola-aluno-família-comunidade
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
- A legislação Educacional no âmbito nacional
- Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos
- A reforma do Ensino Médio
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
- Proposta pedagógica
- Avaliação da Educação e da escola
- Regimento Escolar
- Plano Nacional de Educação – aspectos legais
METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
- Ética e metodologia científica
- Projeto de pesquisa
- Fundamentação teórica
- Estrutura básica e formatação de trabalhos científicos
- Elementos de apoio ao texto: citações
- Outros elementos de apoio ao texto
- Conclusão, considerações finais e resumo
- Referências
- Modelos e estrutura de documentos científicos
- Artigos científicos e publicações
- Preparação para defesa e apresentação da pesquisa
- Elaboração de currículo e memorial
MÓDULO II
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
- A psicologia do desenvolvimento e a Educação Infantil
- Vygotsky e a abordagem sócio-histórica
- Bases epostemológicas de Vygostky
- O processo de humanização
- A função do instrumento e do símbolo
- A formação de conceitos elementares
- A formação de conceitos científicos
- O desenvolvimento mental segundo Piaget
- Estágios de desenvolvimento
- O desenvolvimento da inteligência
- Wallon e a psicologia genética
- Wallon e a consciência
- Sigmund Freud
- A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho
- Mecanismos de defesa
- O desenvolvimento psicossocial
- Processamento da informação
- Múltiplas inteligências de Howard Gardner
- A inteligência triádica de Robert Stemberg
- Teoria psicológicas no desenvolvimento humano
FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA
- Psicopedagogia: pressupostos teóricos
- A visão sistêmica e a psicopedagogia
- Pensando a escola como instituição
- Recursos psicopedagógicos para o diagnóstico na instituição educacional
- Contribuições da psicopedagogia na relação educacional educador/educando
- Contribuições da psicopedagogia na relação família/escola
- A aprendizagem sob o enfoque da neuropsicologia
- Um olhar psicopedagógico para os obstáculos na aprendizagem
- Princípios para trabalhar com grupos da escola
- Modalidades de intervenção psicopedagógica na instituição educacional
A NEUROPSICOPEDAGOGIA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
- Surgimento da neuropsicopedagogia
- O que faz um neuropsicopedagogo
- Neurociência e educação
- Principais transtornos de aprendizagem
- O acompanhamento do neuropsicopedagogo
- Formação multiprofissional do neuropsicopedagogo
- A intervenção do neuropsicopedagogo na relação escola-família
- Contribuições para a neuropsicopedagogia
TEORIA E PRÁTICA DA NEUROPSICOPEDAGOGIA
- Neuropsicopedagogia em síntese
- Neuropsicopedagogia: a interação de uma equipe multidisciplinar
- Neurociência, psicologia e pedagogia: a parceria que deu certo
- Um olhar diferente para as crianças diferentes
- Crianças que necessitam de atenção diferenciada
- Transtornos de aprendizagem
- O papel da escola no processo de inclusão
- O tratamento multidisciplinar