Infraestrutura

Área física

A Faculdade ITECNE de Cascavel está localizada à Rua Afonso Pena 2585,, bairro Country, na cidade de Cascavel, Paraná, integrando o complexo físico-territorial juntamente com o Colégio Madalena Sofia Ambiental, em uma área de 7.500 m2.

A área construída totaliza 5.000m2, distribuídos em um prédio, com 04 andares. A Faculdade ITECNE de Cascavel dispõe, para suas atividades específicas de ensino, 03 andares e salas para as demais atividades acadêmicas, administrativas e de convivência, das instalações físicas disponíveis no conjunto.

Todas as instalações construídas ou modificadas para as atividades acadêmicas foram ambientalmente planejadas de forma coerente com os princípios que fundamentam a filosofia de atuação da Faculdade ITECNE, de forma que proporcione espaços propícios ao desenvolvimento do potencial humano na realização dos projetos pedagógicos, científicos e extensionistas da instituição.

Todas as instalações de apoio administrativo são estrategicamente localizadas de forma a facilitar as rotinas administrativas bem como o fluxo de pessoas e documentos.

Aos professores e professores tutores as instalações são bem dimensionadas e oferecem todos os serviços de apoio necessários ao desenvolvimento das atividades didáticas e de iniciação científica.

As coordenações de curso encontram-se instaladas em áreas ergonomicamente planejadas, com facilidade para acesso e atendimento de alunos, individualmente ou em grupo.

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) e corpo docente de curso encontram-se instalados em salas específicas ergonomicamente planejadas, com acesso e atendimento de alunos.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) está instalada em sala específica e ergonomicamente planejada, onde encontram-se instalados um computador, um armário acessórios e acesso ao atendimento de alunos, docentes, coordenadores, técnicos administrativos e comunidade interna e externa.

Os serviços de higiene e limpeza são criteriosamente executados, garantindo os níveis desejáveis de qualidade.

O campus possui infraestrutura necessária para acesso, estacionamento, circulação e utilização por portadores de necessidades especiais. Contando com elevador com capacidade para até 09 pessoas ou 675 kg, servindo do 1º ao 4º andar. Rampas e banheiros adaptados, para maior comodidade dos portadores de necessidades especiais, também fazem parte desta estrutura. Portas e corredores com dimensões padrão para permitir a acessibilidade, indicadores no piso para deficientes visuais.

A faculdade ITECNE prima pelo espaço social, profissional, das relações interpessoais e também, pelo conforto e bem-estar da comunidade educacional. Para tanto, a faculdade ITECNE de Cascavel, por meio do seu plano de manutenção patrimonial e zeladoria dos espaços, mantém a unidade educacional em pleno funcionamento para as atividades educacionais de maneira preventiva, corretiva e preditiva.

Os serviços de higiene e limpeza são criteriosamente executados, garantindo os níveis desejáveis de qualidade.

A tecnologia na área de informática conta com laboratórios modernos e atualizados garantindo o acesso irrestrito à Internet para todos os computadores de uso didático, acadêmico e administrativo. No laboratório de informática, a Internet pode ser acessada pelos alunos, com os softwares necessários e devidamente licenciados para todas as atividades relacionadas ao ensino e à pesquisa, porquanto a Faculdade ITECNE mantém um Plano de Contingência, redundância e expansão do seu parque tecnológico.

Da manutenção patrimonial e da zeladoria da Faculdade ITECNE

Para tanto, a Faculdade ITECNE de Cascavel, por meio do seu plano de manutenção patrimonial e zeladoria dos espaços, mantém a unidade educacional em pleno funcionamento para as atividades educacionais de maneira preventiva, corretiva e preditiva.

Infraestrutura física

A Faculdade ITECNE, pelo seu conselho gestor, pela evolução da regulação da educação superior brasileira e por meio da avaliação institucional Interna – CPA pontuou-se por melhorias na infraestrutura, ocorrendo assim os seguintes investimentos e adaptações arquitetônicas:

  • Salas de aula e demais dependências de uso acadêmico;
  • Rampas de acesso nas dependências onde não há acesso pelo elevador, para atendimento aos portadores de deficiência e com mobilidade reduzida;
  • Banheiros de acessibilidade conforme as normas;
  • Instalação de elevador;
  • Portas e corredores com dimensões padrão para permitir a acessibilidade, indicadores no piso para deficientes visuais;
  • Ar condicionado em todas salas de aula;
  • Retroprojetores em todas salas de aula;
  • Nova sala para os Professores, Professores Tutores;
  • Uma sala apropriada para orientações de TCC;
  • Laboratório para a metodologia do ensino como a Brinquedoteca;
  • Sala de reuniões para NDE e corpo Docente;
  • Uma sala para atendimento psicopedagógico;
  • Uma sala para CPA.

 

Das Salas de Aula

Para suas atividades acadêmicas, a Faculdade ITECNE de Cascavel conta com 10 salas de aula, totalizando 579,41 m², com área média de 57,94 m² por sala, sendo todas as salas equipadas com ar condicionado, projetor multimídia e computador.

Metragem das Salas de Aula

Fevereiro de 2019 

SETOR – Salas de Aula COMPRIMENTO LARGURA Total em m²
Sala 01 9,83 m 6,50 m. 63,89
Sala 02 9,83 m 6,50 m. 63,89
Sala 03 9,83 m 6,50 m. 63,89
Sala 05 8,34 m 6,30 m 52,54
Sala 06 7,90 m 6,30 m. 49,77
Sala 08 6,90 m 4,90 m. 33,81
Sala 10 7,80 m 4,90 m 38,22
Sala 11 11,80 m. 6,80 m 80,24
Sala 12 10,00 m. 6,40 m 64,00
Sala 13 10,00 m. 6,90 m 69,00
Total em m² 579,41
Média por sala m² 57,94

 

Laboratórios

Para suas atividades acadêmicas de ensino, a Faculdade ITECNE de Cascavel conta com 2 laboratórios, totalizando 100,74 m2, que se distribuem da seguinte forma:

DEMAIS SETORES COMPRIMENTO LARGURA Total em m²
Laboratório de robótica 7.80 m 5,00 m 39,00
Laboratório de Informática 12,60 m 4,90 m 61,74
  Total em m² 100,74

Para o curso de Licenciatura em Pedagogia disponibilizaremos laboratório denominado Brinquedoteca equipada e como temos um colégio que oferta o ensino da Educação Infantil ao Ensino Médio, há espaço para que partes dos estágios sejam ofertados na própria instituição;

 

Outras dependências

DEMAIS SETORES COMPRIMENTO LARGURA Total em m²
Sala 09 7.70 m 4,90 m 37,73
Anfiteatro 19,40 m 13,50 m 261,90
Camarim 01 3.50 m 2,20 m 7,70
Camarim 5,50 m 4,00  m 22,00
Sala de expressão Corporal 18,30 m 7,70 m 148,61
Brinquedoteca 5,00 m 4,00 m 20,00
Lavanderia 8,70 m 3,20 m 24,84
Cantina 8,30 m 3,20 m 25,56
Praça de alimentação 7,00 m 14.50 m 101,50
Laboratório de ciências 8,20 m 6,40 m. 52,48
Laboratório de Artes 8,20 m 6,40 m. 52,48
Coord. Pedagógica Colégio 6,50 m 5,00 m 32,50
Coord. Pedagógica Faculdade 8,10 m 6,30 m 51,03
Cozinha 9,40 m 5,00 m 47,00
Sala Direção Colégio 4,00 m 2,70 m 10,80
Sala da Direção geral 7,20 m 4,30 m. 30,96
Setor administrativo sala 01 4,90 m 2.70 m 13,23
Setor administrativo sala 02 4,90 m 2.70 13,23
Sala dos professores e refeitório de funcionários 6,50 m 4,30 m 27,95
Secretaria 6,30 m 7,47 m 47,06
Recepção 7,80 m 3,90 m 30,42
Saguão 16,30m. 12,90 m 210,27
Quadra de esportes 47,30 m 37,20 m 1759,56
10 Banheiros 4,20 m (cada) 4,00 m (cada) 168,00

Biblioteca e Infraestrutura 

As dependências físicas da biblioteca da Faculdade ITECNE de Cascavel apresentam condições para atendimento aos cursos a serem implantados, abrigando a implantação e expansão do acervo conforme as necessidades. A Biblioteca possui duas salas individuais de estudos, cada uma com 12m2. Contamos com duas funcionárias, para atender aos interessados nos seguintes horários, de segunda à sexta feira.

Demais informações:

  • Biblioteca Virtual – Biblioteca Pearson com 7.037 títulos; mais de 350 Livros didáticos virtuais da Editora IESDE com 350 livros didáticos, portanto são 7.387 títulos virtuais.
  • Biblioteca Acervo Físico na unidade sede, são: 1.979 títulos de livros impressos;
  • Acervo bibliográfico das bibliotecas Virtual e Física em aproximados 9.016 títulos disponíveis aos acadêmicos.

Infraestrutura Tecnológica

  • Plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de última geração;
  • Infraestrutura Tecnológica embarcada para a modalidade da educação a distância;
  • Meios tecnológicos para a Educação a Distância com Laboratórios e Máquinas atualizadas; com infraestrutura e plano de contingência para a regularidade do funcionamento dos laboratórios com nobreak e duas redes operadoras de internet para suprir eventuais inoperâncias;
Espaço físico Horário de funcionamento
Tipo do espaço Área em m2 Manhã Tarde Noite
    início fim início fim início fim
Acervo 9,90 8:00 12:00 12:00 18:00 18:00 22:00
Gerência 4,60 8:00 12:00 12:00 18:00 18:00 22:00
Estudos 12,50 8:00 12:00 12:00 18:00 18:00 22:00
Total 27
  • Contingenciamento para a modalidade a Distância: Outro recurso importantíssimo referente à probabilidade de alguma contingência está previsto na plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em que caso ocorra qualquer interrupção ou inconsistência derivadas de falta de energia, ou qualquer outro problema a plataforma volta do ponto de onde parou e em caso de prova, exercícios e avaliações, caso ocorra a intermitência ou parada e não tenha ainda fechado o instrumento de avaliação e/ou exercício o estudante fará sem qualquer prejuízo acadêmico, outro exercício ou prova. Além dos recursos da plataforma AVA a Instituição também mantém Nobreak em sua Central Sever para preservar a guarda e termino de algumas atividades;
  • Acessibilidade Comunicacional para deficientes visuais: o acadêmico com deficiência visual deverá ouvir as aulas, também ouvir os materiais em PDF por meio de aplicativos de sua preferência em seu celular ou em um dos laboratórios nos polos da IES e solicitar material impresso em braile, pois a IES providenciará para o aluno o material didático neste formato. Além do apoio orientado e individualizado nos polos da Faculdade, a Tutoria e o setor Psicopedagógico estarão disponíveis desde o ingresso até a finalização do curso para os acadêmicos com estas especialidades, dentre outras previstas no projeto psicopedagógico;
  • Acessibilidade Comunicacional para deficientes auditivos: o acadêmico com deficiência auditiva deverá acompanhar as aulas com o material didático em conjunto com a exposição das aulas permitindo a leitura e o acompanhamento das aulas simultaneamente. Além do apoio orientado e individualizado nos polos da Faculdade, a Tutoria e o setor Psicopedagógico estarão disponíveis desde o ingresso até a finalização do curso para os acadêmicos com estas especialidades, dentre outras previstas no projeto psicopedagógico;

 

SOBRE A TUTORIA

NOS FÓRUNS

  • Intervenções que provocam, estimulam a interação, a cooperação e o crescimento do grupo;
  • Mediação, Medição e avaliação do cumprimento do prazo destinado às atividades propostas.

NOS CHATS: Há, em vista o grau de interesse, comportamento do grupo, nível de atuação nas atividades, qualidade nas interações e colaboração, um fomento por parte da tutoria nos debates que exploram:

  • Qualidade das mensagens enviadas considerando os critérios gerais estabelecidos;
  • Quantidade de vezes que o estudante é interpelado pelos colegas durante o debate;
  • Qualidade das respostas oferecidas pelo estudante quando instigado pelos colegas;
  • Intervenções que provocam, estimulam a interação, a cooperação e o crescimento do grupo.

NO DIÁRIO DE BORDO

  • Postagens exigidas;
  • Qualidade das mensagens postadas, considerando os critérios gerais estabelecidos;
  • Cumprimento do prazo destinado à atividade proposta;
  • Nas ferramentas do Diário de Bordo, o envolvimento e colaboração nas atividades em grupo, são observados e avaliados.

NA UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA VIRTUAL E DOS MATERIAIS

  • Acessos aos materiais acadêmicos e suas bibliografias;
  • Realização de download dos conteúdos;
  • Testes online;

NAS ATIVIDADES DIRIGIDAS

  • Trabalho final ou memorial;
  • Autoavaliação;
  • Defesa presencial de trabalhos realizados a distância;
  • Portfólios;
  • Estudos de caso;
  • Pesquisas;
  • Seminários;
  • Lista de discussões, entre outros.
 

Área CNPq

 

Livros

Periódicos correntes Periódicos

não-correntes

Nacionais Nacionais
Títulos Volumes Títulos Fascículos Títulos Fascículos
Ciências Exatas e da Terra – Área 500 a 560 74 200
Ciências Biológicas

570 a 579.9

20 33
Engenharia /Tecnologia

600 a 609 – 620 à 629.9

000 a 009.99

37 106
Ciências da Saúde

610 – a 619.99

60 129
Ciências Agrárias

630 à 639.9

34 67
Ciências Sociais Aplicadas – 300 a 399.9

650 a 699.99

1071 3252
Ciências Humanas

100 a 299.9

115 333 1 1
Lingüística, Letras e – 028.5 à 028.55 – Artes 400 – 800 – 700 419 2626
TOTAL 1830 6746

 

Recursos tecnológicos e de audiovisual

Descrição Quantidade
Multimídia 8
Retroprojetor 5
Computadores 54
Impressoras 5
TOTAL 69

 

Plano de promoção de acessibilidade

A Faculdade ITECNE de Cascavel, ao fundamentar suas ações acadêmicas na concepção de pleno desenvolvimento das competências e habilidades de seus alunos e na integração da comunidade interna e externa em torno dos ideais de solidariedade e fraternidade, não pode descuidar do atendimento daqueles que apresentam necessidades especiais. Assim, conta com o Plano de promoção de acessibilidade e de atendimento prioritário aos portadores de deficiência e de mobilidade reduzida.

Conforme a Norma Técnica nº 9050 da ABNT – Associação  Brasileira   de   Normas   Técnicas, todos  os  espaços,  edificações,  mobiliário  e  equipamentos  urbanos  que  vierem  a  ser  projetados, construídos, montados ou implantados, bem como as reformas e ampliações de edificações e equipamentos urbanos, devem atender ao disposto no seu texto para serem considerados acessíveis. Considera a acessibilidade como possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos

Dessa forma, foram feitas adaptações arquitetônicas em:

  • salas de aula e demais dependências de uso acadêmico;
  • rampas de acesso em todos os pavilhões, laboratório de informática, laboratórios específicos, biblioteca, áreas de lazer, cantina, dando livre acesso a todas as dependências aos portadores de deficiência e com mobilidade reduzida;
  • banheiros equipados com barras;
  • lavabos, bebedouros e telefones públicos instalados em altura acessível aos usuários de cadeiras de rodas.
  • portas e corredores com dimensões padrão para permitir a acessibilidade.

Também adaptações pedagógicas e administrativas estão previstas na medida

em que se mostrem necessárias, com Implantação de atendimento especial

para alunos portadores de deficiência visual e auditiva, incluindo:

  • máquina de datilografia Braille, impressora Braille acoplada ao computador, sistema de síntese de voz;
  • gravador e foto copiadora que amplie textos;
  • software de ampliação de tela do computador;
  • lupas, réguas de leitura;
  • Intérprete de língua de sinais – LIBRAS.

 

Cronograma da Expansão da Infraestrutura

Edificação

 

Área total (m2) a ser readequadas Ano
Instalação de aparelhos de ar-condicionado nas Salas de aula. 579,41 2016
Total 579,41

O grupo mantenedor a partir de 2020 estará em novas instalações de proporções ainda mais confortáveis e com uma maior capacidade, portanto mantém as atuais instalações pedagógicas e administrativas que forem necessárias no decorrer do ano de 2019 e do PDI.

 

*Acervo impresso por área de conhecimento.